Um passeio mágico por nossas raízes

Se você é daqueles que acha que museu só tem coisas velhas, precisa conhecer o Museu da Gente Sergipana.

É uma doce viagem às origens. No Museu encontramos o abstrato e o concreto da identidade do Sergipano, características tão próprias que servem de vitrine aos turistas que o visitam.

Em suas rústicas salas e corredores há diversos atrativos para público, como conhecer as palavras típicas da nossa gente, o passeio de canoa por dentro de um túnel que recria os diversos biomas de Sergipe e até mesmo ir ao passado e rever o Carrossel do Tobias, que deixou muitas recordações.

Tudo no Museu da Gente Sergipana lembra momentos vividos na infância. O prédio, por exemplo, foi fruto da recuperação do antigo “Atheneuzinho”, que tem na sua arquitetura a marcas de épocas passadas de Sergipe. Aos olhares mais atentos, observá-lo é um deleite e um convite à memória de acontecimentos passados.

A biblioteca oferece um acervo digital sobre os todos os aspectos que envolve o sergipano: artesanato, culinária e cultura são algumas das informações que você vai encontrar. Para aqueles que não sabem o que é uma feira, lá existe até uma “bodega” para “prosear” com o vendedor.

Se você gosta de cordel achou o lugar certo, pois existe um espaço só para eles. No museu envolvido pela interatividade, não basta ler os livrinhos que estão pendurados em varais, você tem que recitar um cordel, gravar e publicar no youtube.

Não deixando de fora também as exposições itinerantes. A ilustre Clemilda é a artista homenageada da vez. Seus discos premiados, vestimentas e músicas estão expostos para ver e ouvir. Oportunidade tentadora para tirar uma foto ao lado do poster da cantora com as frases de suas músicas com duplo sentido.

Equipado com vários projetores o museu é bem interativo, muito difícil sair dele sem memorizar algo sobre o passeio em seus ambientes que tem lugar até mesmo para brincadeiras de criança como amarelinha, pinhão, dentre outros. Aberto de terça a sexta – feira das 10 ás 17h, nos finais de semanas e feriados das 10 ás 16h, o museu está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro de Aracaju.

Vale a pena conferir!

Por Anderson Santana

Deixe um comentário